top of page

A HISTÓRIA DE EXEMPLO E SUPERAÇÃO DO EXPRESSO CARIOCA

Atualizado: 10 de abr. de 2019



O início de um grande projeto somado a um forte laço de amizade, tornou um simples projeto em uma grande família. Com cumplicidade, solidariedade, fraternidade e amor, a equipe do Expresso Carioca, um dos time da Liga C Masculino da LIVERJ, mostrou que o espírito de equipe vence muito além das quadras. Vence na vida.


No início da década de 90 nascia uma amizade que permaneceria por anos. Um grupo de adolescentes compromissados em atender as necessidades sociais e esportivas do bairro onde viviam, tornou um pequeno projeto em uma enorme família: José Fabiano Jesus, Luiz Tadeu, Rodrigo Bastos, Leonardo Melo e outros, se reuniram para criar uma equipe que se consolidaria numa equipe de voleibol amador.


Iniciando o projeto no Colégio Hilton Gama, na Pavuna, onde foram Campeões Cariocas Intercolegiais, o grupo de amigos disputou diversos torneios dentro e fora do Rio acumulando vitórias e derrotas ao longo da história. Sempre com a base em priorizar a amizade, os companheiros nunca dispensavam a oportunidade da boa relação e a preocupação do grupo.


Já oficializados como Expresso Carioca, há 5 anos, o responsável pelo time, Rodrigo Farias, montou diversas categorias que disputam torneios e campeonatos na região todos esses anos. E desde o início desta trajetória, o rumo do time tomou outros caminhos com a simples entrada de um cara que faria total diferença para o coletivo destes jovens.



Uma história de superação e exemplo para este time gira em torno de uma pessoa: o professor Jorge Zambia. Um homem carismático e responsável que, infelizmente, em sua adolescência perdeu a audição numa brincadeira de mal gosto feita por colegas. Um jovem que tinha motivos para deixar de seguir os seus sonhos, mas não desistiu graças ao carinho e admiração que o Expresso Carioca proporcionou a este homem que há 30 anos é o espelho para esta garotada.


Recém formado em Educação Física, o atual técnico do time pagou os seus estudos sendo gari e venceu na vida por meio de seus esforços e da ajuda de seus comandados que nunca o abandonaram e sempre o incentivaram em sua caminhada na graduação. Hoje, a frente do time, seus atletas o auxiliam em quadra conversando e orientando-o nas partidas devido a deficiência auditiva.


Em sua estreia na LIVERJ, no último domingo (31), o time Expresso Carioca perdeu para equipe do Fluminense por 2 a 0, logo de cara. Contudo, sem deixá-los abater pela derrota precoce, o grupo fez uma partida incrível contra a jovem equipe de Maricá (EVM). Perdendo o tie break de 14/11, o time, empurrado do início ao fim por sua enorme torcida , virou o placar e venceu a partida por 16/14, agitando o Sargentos pela manhã.


O grande destaque desta virada incrível foi protagonizado pelo oposto Wallace que, vindo do banco, entrou para resolver o jogo e alegrar o seu time com a primeira vitória da equipe na LIVERJ. O atleta destacou a responsabilidade de entrar no jogo e fechar a partida mesmo a um ponto do time adversário levar a vitória.


"Quando nós vencemos o primeiro set, estava tudo aparentemente tranquilo. No segundo, eles cresceram no jogo e eu entrei na inversão para tentar ajudar. Consegui. Quando eu voltei, o time deles acordou e fechou a parcial. Nós começamos o tie break muito pressionados por eles e eu via a todo momento que o nosso time havia parado de vibrar. Eu, do lado de fora, só pedia para que eles confiassem e acreditassem que dava para virar e ganhar. Maricá abriu uma diferença muito grande e eu só pedia pro técnico deixar eu entrar para mudar a partida. Foi quando no 14/11 ele me colocou no jogo e eu disse pro time não deixar mais nenhuma bola cair porque nós iríamos ganhar o jogo. No meio de um rally com a nossa torcida gritando e a gente lutando ponto a ponto, foi quando eu conseguir encerrar o jogo e pudemos fazer a festa", completou Wallace.


A equipe Expresso Carioca soma uma derrota por 2 a 0 e uma vitória por 2 a 1 na competição. No dia 28/04, pela 2ª rodada, o time enfrenta o Lendários e o Ginásticos Desportivo, ainda na fase de classificação.

447 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page